segunda-feira, 20 de setembro de 2010

fiz poste aki por que o outro nao dava

Atendendo a pedidos: aula de Photoshop com MariMoon!

blog da marimoon

Vcs estão ligados que eu adoro Photoshop, né? Pra mim ele é praticamente um brinquedo! Com ele você pode "brincar" criando todo tipo de imagem! Inclusive rola fazer umas colagens digitais, os chamados "BLENDS", que estão ficando super na moda agora que a ferramenta de edição de imagens está cada vez mais popular! ;)
Selecionei alguns blends incríveis de artistas brasileiros para vocês:


artista: glaiton


artista: glaiton


artista: glaiton


artista: barbragolba


artista: barbragolba


artista: duhsummers


artista: helo_pfs


artista: javalivalente


artista: jaynedesigne


artista: lucasxhp


artista: mineedts


artista: planetofthesun_


artista: thaisrods_


artista: thaisrods_



Um mais incrível que o outro, né? Eu fiquei apaixonada por todos!!! *___*
E se você curte um photoshop e gostaria de tentar fazer um blend, eu fiz um TUTORIALpra vcs. Lembrando que...
#Primeiro: eu não sou tão boa assim no photoshop e nem devo ser comparada com os artistas acima!
#Segundo: essa é apenas uma das maneiras de se fazer um blend. Há muitas possibilidades de variações em cada um dos passos. Não existe certo ou errado, o que vale é a sua criatividade!
#Terceiro: meu photoshop é o CS3 para Mac e é em inglês. Talvez algumas coisinhas sejam diferentes do seu.
Ok? Então vamos lá!  


PASSO 1. Selecione imagens para trabalhar. Eu optei por usar uma da Scarlett Johansson e 3 texturas. A imagem da Scarlett não tem fundo branco por acaso, viu! É muito mais fácil trabalhar com imagens assim num blend. E quanto às texturas, as duas da esquerda eu peguei na internet (você acha muitas texturas grátis aqui) e a da direita é o chão da cozinha da casa da minha mamãe-moon! ♥ É legal fotografar texturas porque você cria imagens ainda mais únicas! Você pode usar mais texturas e mais imagens da pessoa, depende do que você quer! :)



PASSO 2. Crie uma nova imagem, com o tamanho que você quiser. Você vai fazer um banner de fotolog, um wallpaper pro seu computador, um ícone para servir de avatar, o que? No meu caso é uma imagem normal então FILE > NEW > ESSA JANELA, onde eu coloquei o tamanho 500 de width (largura) x 375 de height (altura). A resolução (resolution) pode ser 72 se vc só for usar essa imagem na internet. 



PASSO 3. Junte todas as imagens de textura e da Scarlett (ou quem quer que você queira usar) na sua nova imagem. Cada uma delas vira uma camada (layer) e faz toda diferença a ordem deles ali nessa listinha, que fica na lateral. Se você não estiver vendo isso na tela, vá em WINDOWS > LAYERS. 
#COMOFAS PRA ALTERAR O TAMANHO DAS TEXTURAS/SCARLETT? Para ajustar o tamanho de cada imagem, selecione a que quiser mexer ali nessa listinha e use CTRL+T no PC ou COMMAND+T no Mac. Vão aparecer uns quadradinhos e uma moldurinha simulando a imagem pra você mexer a vontade. Se você não estiver vendo isso, deve ser porque a imagem é muitooooo grande, então você pode apertar CONTROL e o botão "-" (MENOS) para dar um zoom out até enxergar a moldurinha



PASSO 4. Cada layer pode ter uma propriedade diferente. A lista não é muito grande, então é mais fácil você ir testando de um em um pra ver como fica até achar um efeito que goste. O meu resultado ficou esse:

Explicando.... eu escolhi deixar a textura azul em MULTIPLY, o chão quadriculado em VIVID LIGHT e a textura marrom em LIGHTEN. Não tem regra, o legal é você descobrir do que gosta. Experimente!


PASSO 5. Hora de voltar pra imagem da pessoa (aqui no caso, a Scarlett) e selecioná-la. Com a borracha mágica (magic eraser tool) você só precisa clicar na área branca que ela irá sumir magicamente!!! É por isso que eu falei que o fundo branco ajuda horrores! Pra deixar o recorte perfeito é só ter paciência e usar a borracha normal (eraser tool) ajustando a porcentagem da opacidade e o tamanho.

  

PASSO 6. Eu dupliquei a imagem da Scarlett, transformei a cópia em PB (IMAGES > ADJUSTMENTS > DESATURATE). Depois eu deixei a camada com a propriedade SCREEN e aumentei bastante seu tamanho. Mas você pode fazer o que quiser! Usar outra imagem da mesma atriz, repetir a mesma só que espelhada, usar ítens aleatórios pra enfeitar tipo borboletas e passarinhos, pode experimentar outros efeitos de layer, enfim... use a criatividade! ;)



PASSO 7. Hora de brincar com os pincéis (brushes)! Há muuuitos sites que oferecem brushes bem bacanas de graça, como o MyPhotoshopBrushes.com e o Brusheezy.com! Escolha o que tem mais a ver com o seu estilo e divirta-se! Só não esqueça de fazer um novo layer para essa brincadeira toda ou pode acabar estragando seu trabalho!
#COMOFAS PRA INSTALAR OS BRUSHES? Baixe no site o arquivo.zip com os pincéis. Extraia o arquivo do zip e salve numa pasta BRUSHES. Abra o Photoshop, clique na ferramenta pincel/brush  . Conforme a imagem acima, você pode clicar ali onde há "BRUSH:" e ele vai abrir uma grande janela cheia de pincéis diferentes, onde você pode alterar seu diâmetro e tal. Para selecionar o brush que você baixou do site, é só clicar naquela pequena seta no alto, à direita. Vai surgir essa listinha de opções! A gente quer essa que está selecionada: LOAD BRUSHES... Daí é só selecionar o brush que vc baixou na pasta BRUSHES e pronto, ele vai pra listinha de brushes à esquerda junto com os outros.   



PASSO 8. Para complementar seu trabalho, o texto, que pode ser tanto o nome do artista como o nome do seu fotolog no caso de você estar construindo um banner. Claro que você não vai usar fonte Comic Sans nem Arial, né? Será necessário fazer uma visita a algum site que forneça fontes de graça, como o DAFONT. Pra ela não ficar "dura" no meio da imagem, brinque com as opções de efeito de layer. Eu dupliquei o "Scarlett", deixei um em rosa magenta e outro em rosa quase branco e deixei os dois com o efeito de layer SOFT LIGHT. Escrever com duas fontes diferentes também deixa tudo mais divertido! Experimente várias e veja qual combinação fica mais interessante.
#COMOFAS PRA INSTALAR A FONTE? Pra fonte abrir no Photoshop você precisa priemiro baixa-la nosie e depois instalar a fonte antes de abrir o PhotoShop. Então se por acaso você já está no meio do caminho, salve tudo num arquivo Photoshop (.PSD), feche o programa, instale as fontes e abra o seu arquivo novamente!


PASSO 9. Agora vamos mexer na última coisa: a imagem principal da Scarlett. Eu decidi fazer mais duas cópias dela e deixar a primeira (copy 3) sem nenhum efeito de layer mas com 36% de opacity (opacidade), a segunda (copy 2) com o efeito de layer COLOR e a última (copy) com efeito HARD LIGHT. É como eu já disse, cada imagem vai dar um resultado e você vai se divertir mais tentando os efeitos de um em um e fazendo suas próprias experiências!



PASSO 10. Assine! Infelizmente a internet está cheia de pessoas que pegam trabalho dos outros sem aviso prévio e você pode acabar vendo sua imagem em algum layout ou até numa camiseta sem sua autorização. E está pronto! :)

2 comentários:

Agatha S. disse...

Adorei o post, beijos

http://agathasplace.blogspot.com/

♪¹²³Bazinha¹²³♪ disse...

que bom fofa graças a marimoon eu fiz amo ela diva